UMA VIDA ENTREGUE A DEUS

Santa Joana Jugan

Joana Jugan, figura e mensagem de ontem e de hoje. Traz consigo a frescura do novo e o forte sabor do imutável. A sua evocação projecta sobre o nosso tempo um jorro de luz que pode ajudar-nos a dar a nota justa à nossa vivência cristã. A Grande Jugan, como carinhosamente lhe chamavam as suas compatriotas, acreditou e viveu as bem-aventuranças.

É tão belo ser pobre, nada possuir, esperar tudo de Deus

Santa Joana Jugan

FOI ESTE O SEU LEMA,

Deus depositou nas suas mãos vazias a riqueza do seu amor activo. Com Ele fez proezas. Apresentamos seguidamente, entremeada com algumas frases suas, uma síntese biográfica como suporte da sua mensagem. Dedicou todo o seu tempo aos pobres e não fez literatura. Mas estas frases foram até ao fundo daqueles que as escutaram; chegaram até nós e transcrevemo-las, tal como as pronunciou, num estilo corrente, ainda que aperfeiçoadas, fruto de vivências e convicções profundas. Revelam a craveira desta mulher simples.

Como o Cântico das Criaturas do humilde Francisco de Assis, damo-nos conta de que vêm de uma alma muito próxima de Deus e totalmente entregue aos irmãos.

Santa Joana Jugan