CANONIZAÇÃO

CANONIZAÇÃO

Joana Jugan não foi canonizada por ter fundado uma congregação religiosa, por a sua obra se ter propagado por todo o mundo, ou até devido ao facto de as Pessoas Idosas necessitarem, hoje mais do que nunca, de uma mão amiga. Foi declarada santa porque praticou as virtudes de um modo heróico.

Movida pelo Amor de Deus, com um dinamismo excepcional e a grande lucidez de uma precursora, ela amou e compreendeu os idosos e colocou-se ao seu serviço. A Igreja tornou público o carácter heróico das suas virtudes, propondo a sua pessoa como modelo de santidade para todos os crentes. ​

Beatificação de Santa Joana Peça pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro

Beatificaçao e Canonização​

Foi proclamada "venerável" a 13 de Julho de 1979 pelo Papa, agora São João Paulo II; beatificada pelo mesmo pontífice a 3 de Outubro de 1982 em Roma, e canonizada a 11 de Outubro de 2009 pelo Santo Padre Bento XVI na Basílica de São Pedro.

Numerosos peregrinos acompanharam estes acontecimentos alegres e de grande importância para a grande família de Santa Joana Jugan. A sua festa litúrgica celebra-se a 30 de Agosto.

Canonização Santa Joana Jugan
Peregrinos na canonização de Santa Joana Jugan
Canonização de Santa Joana Jugan

Oração-Novena

SENHOR JESUS CRISTO, que exultastes de alegria e bendissestes o Pai por ter revelado aos humildes e aos simples os mistérios do Reino dos Céus, nós Vos damos graças pelos dons concedidos à Vossa humilde serva JOANA JUGAN, a quem confiamos as nossas súplicas e necessidades.
PAI DOS POBRES, Vós que nunca rejeitais a oração dos humildes, atendei, nós Vos pedimos, a súplica que Ela Vos dirige em nosso favor.
NÓS VO-LO PEDIMOS, por intercessão de MARIA, Vossa Mãe e nossa Mãe, Vós que, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

Amen.