CRESCIMENTO

Missionária e universal, a Congregação das Irmãzinhas dos Pobres está ao serviço das Pessoas Idosas em 31 países dos cinco continentes.

1839

O PRIMEIRO ACOLHIMENTO
A partir do acolhimento da primeira idosa (1839) até ao momento em que foi chamada à Casa Mãe, Joana desenvolveu uma imensa actividade. Desde a sua humilde condição de pedinte, continuará a ser elemento essencial para ajudar na criação das casas que se abriam na Bretanha. Foi relegada e separada de toda a actividade, no noviciado de La Tour St Joseph (1852). Em 1851, as irmãzinhas atravessam o Canal da Mancha para uma primeira fundação em Inglaterra (Londres).

1855

O DESENVOLVIMENTO
Dois anos mais tarde, chegavam à Bélgica (Liège). A partir de 1855, providencialmente, Ernest Lelièvre, sacerdote do norte de França, colocou-se inteiramente ao serviço da Congregação. Com a sua ajuda, a obra começada por Joana conhecerá um desenvolvimento muito rápido. As Irmãzinhas chegaram a Barcelona a 19 de março de 1863. Seguir-se-ão Manresa e Granada, nesse mesmo ano.

1879

O FORTALECIMENTO
Ainda em vida da fundadora, abriram-se várias casas na América, África do Norte e nos Estados Unidos. No momento da sua morte, 40 anos após a fundação, em Saint Servan, as Irmãzinhas eram 2.400, repartidas por mais de 170 comunidades, estabelecidas en França, Inglaterra, Escócia, Espanha, Irlanda, Estados Unidos, Argélia, Itália e Malta.

EXPANSÃO

A expansão missionária da Congregação, propriamente dita, começa a 30 de novembro de 1882, quando oito irmãzinhas chegam à Índia, fundando a primeira casa do continente asiático em Calcutá. A partir de então, a Congregação estende-se, não só à Ásia, mas também à América Latina (Valparaíso, Chile, 1885), Austrália (Melbourne, 1884) e ao Pacífico (Ápia, Samoa Ocidental, 1971), à África Negra (Mombaça, Quénia, 1969), e, mais recentemente, à Coreia do Sul (Seúl, 1997), Filipinas (Manila, 2005) e, por último, a terras peruanas, em Tacna.
De 1950 até aos dias de hoje, a Congregação deixou de estar presente em alguns países por motivos políticos ou por falta de vocações, como: na China, Birmânia, Tunísia, Hungria, Montreal; em contrapartida, em novos lugares do nosso planeta, o carisma de Santa Joana Jugan fez-se presente, como em Taiwan, na República do Congo, no Quénia, Benín, Nigéria, Coreia do Sul, Ilhas Samoa, Filipinas, Peru, […] e muitos outros lugares que reclamam novas fundações.
Ali, como por toda a parte, as Irmãzinhas desejam oferecer às Pessoas Idosas uma vida adaptada aos costumes do país, tão ricos em tradições.

MORADORES
0
CASAS
0
PAÍSES
0

NOS CINCO CONTINENTES

irmãzinhas américa
irmãzinhas áfrica
irmãzinhas europa
irmãzinhas ásia
irmãzinhas oceania