EM PORTUGAL

LISBOA

desde 1884

Rua de Campolide, 163 1070-029 LISBOA

PORTO

desde 1895

Rua do Pinheiro Manso, 217 4100-412 PORTO

Um pouco de história

A pequena obra que Joana iniciou na pequena casa de Petite Croix, em Cancale, rapidamente se espalhou por França e por vários países... Chegou também a Espanha em 1863 e daí a Portugal, mais precisamente a Lisboa, em 1884. Outra fundação teve lugar alguns anos mais tarde, em 1895. Trata-se da querida casa do Pinheiro Manso, na cidade do Porto.
Mais duas casas veriam a luz do dia em Portugal. No Fuchal (Madeira), em 1900, e na Covilhã, dois anos depois. Aí, a acção hospitaleira das Irmãzinhas dos Pobres durou apenas alguns anos. Quando chegou a Revolução de 5 de Outubro de 1910, que levou à proclamação da Primeira República Portuguesa e à expulsão das ordens religiosas, as Irmãzinhas em 1911 tiveram de abandonar estes dois lugares em Portugal. A Congregação não regressou a ninhuma destas duas cidades.
No Porto, graças a algumas pessoas de boa vontade, influentes na administração e, ao mesmo tempo, muito amigas das Irmãzinhas dos Pobres, não tinham de sair de casa. Prometeram-lhes que nunca lhes faltaria nada para os idosos, e assim fizeram.
No Porto a caridade tem sido mútua, as Irmãzinhas para com os idosos e os benfeitores para com as Irmãzinhas, mesmo em tempos muito difíceis.
Em Lisboa, as Irmãzinhas tiveram de abandonar a casa de Campolide em 1911. Conseguiram regressar em 1938 e, desde então, praticam a Caridade ao estilo de S. Joana Jugan, no serviço humilde aos idosos mais desfavorecidos.